\

O Tal

Thales Costa, Tal, é artista visual, produtor cultural, arte educador, tatuador e design gráfico Natural de Carpina, Zona da Mata, Pernambuco, nasceu em 1990, cursou design gráfico em 2020 na AESO BARROS MELO em Olinda Pernambuco.

Sua pesquisa se desdobra em investigar movimentos populares e artísticos do nordeste Brasileiro tais como o Movimento Armorial, cordel e a produções de artesões oleiros da zona da mata norte de Pernambuco a partir de uma ótica e narrativa LGBTQIA+ através de uma abordagem de hibridização, ressignificando os estereótipos, muitas vezes pejorativos, associados a imagem de artistas LGBTQIA+/nordestinos. Artesãos significa «indivíduos que exercem uma arte manual»: – Estátuas feitas por famosos artesãos. Artesões é um termo de arquitetura e quer dizer «adornos emoldurados em abóbadas e tetos»: – Na arquitetura árabe, é comum ver-se tetos adornados com artesões.

Nas artes visuais destaca-se em sua produção de ilustrações e pinturas, que teve o ponto de partida em 2020 durante o curso de design, aprofundando-se no período pandemia e veiculado em redes sociais.

Em 2023 foi convidado pelo QuebrandooTabu para um editorial chamado Cultura Livre QoT, que tinha como objetivo dar visibilidade a artistas e suas pluralidades culturais.
Nesta entrevista que foi vinculado nas redes sociais do Quebrando o Tabu em vídeo, o artista detalhe suas inspirações a partir de sua vivência entre Pernambuco e Paraíba, sua relação com o barro o canavial e o céu e relacionando a paleta de cores do seu trabalho. Seu trabalho possui grande repercussão no instagram, entre artistas envolvidos com cultura popular nordestina.